sábado, 10 de julho de 2010

Companhias aéreas recebem notificações por descumprimento de regras


A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) notificou 18 companhias aéreas em menos de 30 dias desde que a nova norma que entrou em vigor a qual amplia os direitos dos passageiros nos casos de problemas com o vôo (casos de atrasos, cancelamentos ou prática de “overbooking” – quando as empresas vendem mais bilhetes do que assentos disponíveis na aeronave).

Segundo a Anac um dos problemas encontrados é a ausência ou insuficiência de informação aos passageiros e despreparo aos funcionários da companhia nos aeroportos. As empresas que não cumprem as normas corretamente estão sujeitas a processos administrativos que podem levar a pagamento de multas de até R$ 10 mil.

Desde junho a Anac recebeu aproximadamente 915 reclamações sobre cancelamentos e atrasos de vôos que estão sendo apurados. A mesma já começou a fazer a distribuição das cartilhas sobre os novos direitos dos passageiros.

Equipes da Anac já estão presentes nos aeroportos brasileiros e dependendo do tempo de espera dos passageiros, os mesmo deverão ser realocados em outros vôos com o mesmo destino.