(renata.machado_nit@yahoo.com.br)
Nove veleiros atracados no cais da Praça Mauá estão abertos para a visitação pública gratuita dessa segunda-feira, dia 01, até domingo, dia 7 de Fevereiro, quando sairão da Zona Portuária e percorrerão novamente a orla carioca em direção à Barra da Tijuca. Segundo a organização, na quarta-feira chega ao Rio de Janeiro o representante espanhol.
As embarcações trouxeram aproximadamente dois mil tripulantes para participar da regata "Velas Sudamerica", evento de comemoração do bicentenário da independência de países da América Latina. O Velas Sudamérica apresenta alguns dos maiores veleiros do mundo que se juntam em uma regata que dura cinco meses, contando nessa edição com a participação das famosas naves Cisne Branco do Brasil, o Gloria da Colômbia, o Capitán Miranda do Uruguai ou o Cuauhtémoc do México.
Esse ano o evento começa pela primeira vez no Rio de Janeiro, atracará em 14 portos de 10 países latino-americanos e terminará no dia 28 de junho no Porto de Veracuz, México. Estão previstas apresentações dos blocos "Simpatia é Quase Amor", na quarta-feira; "Suvaco de Cristo" e da Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais, no sábado.
Os seguintes veleiros participam do Velas Sudamérica 2010:
Bernardo Houssay – Argentina
Capitain Miranda – Uruguai
Cisne Branco – Brasil
Cuauhtémoc – México
Esmeralda – Chile
Europa – Holanda
Gloria – Colombia
Guayas – Equador
Juan Sebastian Elcano – Espanha
Libertad – Argentina
Sagres – Portugal
Simón Bolivar – Venezuela