quinta-feira, 6 de maio de 2010

Submarino francês em busca das caixas-pretas do AF447



Nesta quinta feira o governo da França anunciou que um submarino nuclear “Nemrod”, da marinha francesa conseguiu identificar a região marítima onde podem estar a caixa preta do avião da Air France que partiu do Rio de Janeiro em direção a capital francesa em 31 de maio de 2009 e caiu no oceano atlântico matando 228 passageiros.

O porta voz do Executivo, Luc Chatel,disse,em uma entrevista a uma emissora de rádio local que se trata do mapeamento de uma “região de cerca de 5 km onde possivelmente o equipamento está”.

Segundo ele, a localização da área onde é mais provável se encontroar o equipamento “não significa que os aparelhos serão recuperados”. De acordo com Luc a profundidade e o relevo podem não permitir o trabalho de resgate das caixas-pretas.

O porta voz adjunto do Ministério da Defesa,informou que o submarino captou sinais sonoros,que depois de analisados pelo fabricante correspondem aos emitidos pelas caixas-pretas da aeronave.

Uma fonte do BEA escritório de investigações de analise responsável pelas investigações da tragédia afirmou que a informação precisa ser "verificada e validada por nossas equipes e com nossas equipes nos navios que estão na zona de busca".

"Ao que parece, o ministério da Defesa trabalhou com imagens obtidas durante a primeira etapa das buscas, quando os registros de voo ainda emitiam um sinal", explicou a fonte.

As causas da queda do avião ainda não foram esclarecidas por isso é tão importante o trabalho de recuperação das caixas-pretas do AF447.