sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia de São Jorge



Hoje é dia do Santo Guerreiro  e o dia já começou com a alvorada as 6:00 da manhã na capela de São Jorge localizada na Rua  Alcides Figueiredo nº 16 em frente a Universidade Salgado de Oliveira no centro de Niterói.

São esperadas 100 mil pessoas durante todo o dia e as missas ocorrerão de 06:00 as 18:00 seguidas da procissão em homenagem ao santo que está prevista para começar logo após o termino da ultima missa e percorrerá sete ruas do centro : Ruas Dr. Alcides Figueiredo, Marechal Deodoro, Barão do Amazonas, da Conceição, Visconde de Sepetiba, Cadete Xavier Leal e São João, retornando à Igreja de São Jorge na R. Dr. Alcides Figueiredo.

Após a procissão por volta de 20:00 haverá um leilão de eletros-domésticos novos doados por fiéis.A festa irá até a meia noite de hoje e contará com 25 barracas de doces e salgados  e duas bandas uma católica e outra de pagode.

São Jorge Festa no Rio
MISSAS E PROCISSÕES centro: Rua da Alfândega 382. Missas das 8h às 16h. Procissão domingo, após missa das 9h.
Quintino: Rua Clarimundo de Melo 769. Missas às 5h, 7h, 8h30, 10h (presidida por Dom Orani), 11h30, 14h, 17h, 18h30. Procissão às 16h. Na Capela São Sebastião (R. Nogueira 53), haverá alvorada às 5h e missa às 8h.Santa Cruz: Largo do Bodegão 435. Missas às 7h, 10h, 12h e 16h. 
Nova Iguaçu: Rua Getúlio Vargas 220. Missas das 6h às 20h. A procissão sairá às 17h. Sábado, missa às 16h30. Domingo, às 7h, 9h e 19h. 
Duque de Caxias: Praça da Glória 4, Jardim Primavera. Missas às 5h (alvorada), 9h, 12h, 16h e 19h. 
CULTURA

Quintino:
 Encenação de ‘A vida de São Jorge’ às 4 h, antes da alvorada, na Paróquia de São Jorge (R. Clarimundo de Melo 769).Tijuca: Feijoada na Império da Tijuca a partir das 12h, com roda de samba. Entrada a R$ 20, com camisa e almoço. Rua Medeiros Pássaro 84.Lapa: Cordão da Bola Preta promove feijoada de São Jorge, a partir do meio-dia. Rua da Relação 3. Ingresso: R$ 20.Bangu: A Unidos de Vila Kennedy promove feijão-amigo a partir das 14h, com entrada franca e queima de fogos. Av. Brasil 34.320. Nilópolis: Apresentação de ‘Salve, Jorge – o intrépido Santo do povo’, na Beija-Flor, às 18h30. Pracinha Walace Paes Leme 1025. Belford Roxo: A Inocentes de Belford Roxo oferece, a partir das 14h, feijoada com shows. Av. Boulevard 1741. Entrada franca.São Gonçalo: Porto da Pedra realiza, às 10h, celebração católica. Logo depois, as baianas da escola darão início ao angu. Às 18h, haverá queima de fogos. Entrada: R$20, com direito a abadá e almoço. Av. Lúcio Tomé Feteira, 290 TRÂNSITO

Centro:
 Entre 6h e 12h, a Praça da República estará interditada entre a Av. Pres. Vargas e a Rua da Constituição. Das 22h de hoje até o meio-dia de amanhã, a interdição será na pista lateral da Praça da República.Quintino: Até 6h da manhã de amanhã, três vias serão fechadas: a Praça Quintino Bocaiúva e as ruas Clarimundo de Melo (da Rua Bernardo Guimarães à Rua Assis Carneiro) e da República (entre a Clarimundo e a Bocaiúva).
Oração a São Jorge




Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.


Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.


Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.


Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.