terça-feira, 23 de março de 2010

Gestantes não conseguem se vacinar contra a gripe suína em Niterói

Por:Roberta I.



Na cidade de Niterói nenhum dos 53 postos de saúde receberam o lote da vacina contra a gripe suína destinado as gestantes.


De acordo com o Ministério de Saúde, a diferença da vacina aplicada nas gestantes para os demais grupos, é uma substância chamada adjuvante, que estimula a resposta de imunização do organismo, não prejudica a saúde e está presente em diversas vacinas. 
Os estudos clínicos mostraram que a vacina com adjuvante só poderia ser administrada depois do segundo trimestre de gravidez. No primeiro trimestre, a vacina com adjuvante tem eficácia menor.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o Estado recebe as vacinas do Ministério da Saúde (MS) e repassa a todos os 92 municípios do Estado do Rio. A remessa de vacinas sem adjuvante, que é a indicada para imunização das gestantes, só foi recebida na tarde da última quinta-feira e foi solicitado aos municípios que fossem buscar as remessas na Secretaria, no entanto de acordo com a Secretaria poucos o fizeram até aquela data estabelecida.

A secretaria municipal de saúde informou que a situação será normalizada a partir da próxima sexta feira (25/03) .Mesmo com o atraso na entrega do lote a campanha não será prolongada,as gravidas devem comparecer aos postos ate o dia 21/04.